Parceria fortalece agricultura de Mojuí dos Campos



Por Aline Miranda - Agência Pará


Agricultores de Mojuí dos Campos, no oeste paraense, convidaram a equipe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para participar, como observadora e opinante, do processo de previsão orçamentária e de planejamento estratégico para 2019, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). A entidade foi constituída com o apoio da Emater desde a emancipação do município, em 2012, e representa 1.600 famílias.
A organização social tem sido fundamental para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas que relevam a agricultura familiar de Mojuí: fruticultura (mamão, abacaxi, goiaba, acerola, entre outros), horticultura (alface, cebolinha, coentro, entre outros) e mandiocultura.
Atualmente, o fortalecimento do ideário comunitário e a conscientização facilitam o acesso, por exemplo, a mercados como o do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o da merenda escolar.
Para o chefe do escritório local da Emater, o engenheiro de alimentos Marcelo Jares, um dos grandes desafios ainda é a integração de políticas públicas em nível de governos municipal, estadual e federal. “Para tanto, mobilização e engajamento são fundamentais – e a Emater mais do que nunca se consolida como canal de informação e intermediária de crédito rural, de emissora de CARS (Cadastros Ambientais Rurais), de DAPS (Declações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf), de parceira institucional, de agente contínua de capacitação”, resume Jares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FISCALIZAÇÃO Mais de 65 mil quilos de cimento asfáltico são apreendidos por fiscais da Sefa Sem documento fiscal hábil, a carga saiu de Anan...