A indústria frigorífica bovina paraense pode gerar 15 mil empregos diretos.
13/11/2019 10h19
Por Igor Oliveira (SECOM)
Por Igor Oliveira (SECOM)
![]() |
Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará |
Dois frigoríficos paraenses foram habilitados para a exportação de carne bovina e seus produtos para a Arábia Saudita. Em um comunicado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) feito nesta segunda-feira (11), o Frigorífico Fortefrigo (localizado em Paragominas, na região sudeste paraense) e Frigol (em São Félix do Xingu, também na região sudeste do Estado) foram anunciados entre as oito companhias brasileiras capacitadas pela autoridade sanitária saudita - SFDA (Daudi Food and Drug Authority) - para a venda de proteína bovina ao país.
![]() |
Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará |
A habilitação dos frigoríficos é interligada ao investimento do Estado na agropecuária, ressalta Brenda Caldas, diretora agropecuária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). “O esforço conjunto dos produtores de carne e dos estudos e ações do governo para o desenvolvimento do setor trouxe resultados importantes, como a recente exportação da carne bovina paraense para o mercado chinês. Isso abre precedente para a habilitação de novos frigoríficos para negócios com diversos locais”, explica Brenda.
De acordo com dados do Mapa, em 2018, as exportações de produtos agropecuários brasileiros para a Arábia Saudita renderam 1,7 bilhão de dólares. Foram mais de 2,9 milhões de toneladas transportadas. De janeiro a outubro deste ano, as exportações do agronegócio brasileiro para a Arábia Saudita totalizaram 1,4 bilhão de dólares. No mesmo período, o Pará exportou quase 670 mil bovinos e bubalinos para outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário