Nordeste paraense recebe investimentos do Governo do Estado

A visita à Deolândia foi uma das pautas da agenda governamental na quarta-feira, 13, que contemplou quatro municípios na Região Nordeste do Pará, com assinatura de Ordens de Serviço e entrega de equipamentos de segurança(Foto: Rodolfo Oliveira/Ag.Pará)

“Isso é uma bênção”. A afirmação é de Marília Gabriela do Rosário, ao falar da rua asfaltada em frente a sua casa em Deolândia, distrito do município de São João da Ponta. “Antigamente era muita poeira. É um privilégio ter o asfalto na porta de casa, não é?”, festejou a moradora.
Essa é a primeira vez que o distrito de Deolândia, distante 10 quilômetros da sede municipal, recebe pavimentação asfáltica. A obra é fruto do Programa Asfalto na Cidade, e conta com a parceria do Governo do Pará, através da Secretaria de Municípios Sustentáveis (Semsu), com a prefeitura municipal. As obras de pavimentação de 3 km de vias já estão mudando o cenário da comunidade.
“A pavimentação urbana é qualidade de vida, é mais saúde para as pessoas. É muito bom ver famílias mudando a forma de viver por causa do ‘Asfalto na Cidade’”, destacou a secretária da Semsu, Izabela Jatene, ao explicar que a parceria é feita com os municípios que integram o Programa Municípios Sustentáveis, que se comprometem com uma agenda compartilhada com ações de melhoria de gestão e promoção do desenvolvimento sustentável.
A visita à Deolândia, onde as obras de pavimentação estão em andamento, foi uma das pautas da agenda governamental na quarta-feira, 13, que contemplou quatro municípios na Região Nordeste do Pará, com assinatura de Ordens de Serviço e entrega de equipamentos de segurança.
A agenda começou no município de Curuçá, com a assinatura da Ordem de Serviço de pavimentação de 6 km de vias urbanas através do Programa Asfalto na Cidade, um investimento de mais de R$2 milhões que vão beneficiar moradores como os do Bairro Alto. Na cerimônia, que aconteceu na sede da Prefeitura de Curuçá, o prefeito Jefferson Ferreira de Miranda, conhecido como “Tarrafa”, destacou as obras do Governo em seu município.
“Nesse período de instabilidade que a gente vive poder receber do Estado esse asfalto, que vem beneficiar a vida dos cidadãos curuçaenses, é um momento de alegria para todos nós. Pra completar, essa oficialização vem no mesmo dia em que é publicado no Diário Oficial a liberação dos equipamentos para o bloco cirúrgico do Hospital Municipal”, destacou o prefeito de Curuçá.  Os equipamentos para o bloco cirúrgico do Hospital Municipal Henrique de Cristo Alves possibilitarão que cirurgias de média complexidade sejam realizadas no próprio município.
Ordens de Serviço do Programa Asfalto na Cidade também foram assinadas no município de São João da Ponta, que foi contemplado com mais 3 km de asfalto, além dos que já estão beneficiando o distrito de Deolândia. “Com certeza isso vai ajudar na questão do desenvolvimento. É uma conquista que vai trazer mais alegria para o nosso povo”, disse o prefeito de São João da Ponta, Carlos Feitosa, durante a cerimônia realizada na Câmara Municipal.
A agenda no município de Terra Alta também foi referente ao Programa Asfalto na Cidade. A Ordem de Serviço para a pavimentação de 4 km de vias urbanas foi assinada na cerimônia realizada no Auditório Municipal. "Só temos que agradecer por esse asfalto que vem para a nossa cidade. Esses 4 km não resolvem todos os problemas do município, mas ameniza parte deles", afirmou o prefeito de Terra Alta, Gilvandro Nascimento que também falou da parceria com a Secretaria de Municípios Sustentáveis. “É uma secretaria que realmente olha para as necessidades que convivemos diariamente”, reiterou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda, foi um dos parlamentares que acompanhou a agenda governamental na região. Para ele, o esforço do Governo do Pará em trabalhar em parceria com o Legislativo e com a gestão municipal é algo que merece ser festejado.
“Eu quero agradecer ao governo do Estado, que nesse diálogo permanente com Legislativo, tem feito um esforço para que esses investimentos cheguem em todas as vilas, em todas as agrovilas dos municípios paraense. Este é um grande pacote em que o governo do Estado, neste momento de crise no Brasil, é o único estado que tem feito o investimento deste porte”, disse o deputado estadual.
Segurança - A agenda governamental terminou no município de Castanhal com a entrega de 18 viaturas e 20 motos para a Polícia Militar (PM) e duas ambulâncias resgate para o Corpo de Bombeiros. A secretária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, que representou o governador Simão Jatene, fez um balanço positivo das ações.
“Passamos por quatro municípios mostrando essa aglutinação da agenda dos Municípios Sustentáveis e a articulação entre o Executivo Estadual e os Executivos Municipais. A pavimentação de ruas, com o Asfalto na Cidade, e a entrega de viaturas e ambulâncias reforçando todo plano de Segurança Pública, que é fundamental, fazem parte dessa agenda agregadora e compartilhada para todos os municípios do Pará”, afirmou Izabela Jatene, titular da pasta da Semsu.
Os equipamentos de segurança pública receberam investimentos de mais de um milhão de reais. Foram entregues 07 viaturas e 10 motos para o município de Santa Izabel do Pará; 11 viaturas e 10 motos para o município de Castanhal; 01 ambulância de resgate para o município de Capanema e 01 ambulância de resgate para o município de São Miguel do Guamá.
“Esses equipamentos vão melhorar a eficiência no atendimento à população da região. Nossa mobilidade depende praticamente dos veículos motorizados, isso amplia a capacidade de resposta da Polícia Militar”, destacou o Coronel Ronald Souza, do Comando Regional II da PM.
Por Dani Filgueiras
Crédito: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FISCALIZAÇÃO English Version Sefa apreende mais de 24 mil latas de cerveja e balsas com calcário no Pará Ação contou com apoio da Polícia Mi...