Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus |
Durante toda a manhã desta segunda-feira, 29, a Prefeitura de Belém atendeu as famílias que tiveram as casas atingidas por um incêndio na rua São Silvestre, bairro do Jurunas. O incêndio foi registrado na noite deste domingo, 28, onde 10 famílias tiveram as residências tomadas pelo fogo. Destas, duas casas tiveram perda total.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Carol Rezende, sete casas foram atingidas, duas delas com perda total e cinco foram parcialmente tomadas pelas chamas. “O primeiro passo será o de vistoriar as residências que foram atingidas pelo fogo para agilizar a emissão dos laudos, com isso, será providenciado os encaminhamentos para os programas sociais”, explicou.
“Quando cheguei na rua de casa vi aquele movimento de pessoas e carros do Corpo de Bombeiros. Quando meu esposo se aproximou viu que o incêndio era na nossa casa. Perdemos tudo, ficamos apenas com a roupa do corpo. Já estamos recebendo apoio da Prefeitura e tenho fé em Deus, que vamos conseguir nos erguer“, declarou emocionada Sabrina Carneiro, 21 anos, grávida de três meses do primeiro filho.
As famílias decidiram ficar alojadas nas casas de parentes e amigos. A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), através do Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), fez o primeiro levantamento no local e orientou todas as famílias. “Nosso papel quanto assistência social é o de verificar a situação de cada família. Com base neste levantamento saberemos quais delas já se encontram incluídas em programas sociais e vamos providenciar a inclusão daquelas não cadastradas”, comentou a gestora da Funpapa, Adriana Azevedo. “Já disponibilizamos apoio alimentar para este primeiro momento”, completou.
O trabalho para os encaminhamentos para emissão de documentos e inclusão nos programas sociais inicia nesta terça-feira, 30, na sede da Funpapa, localizada na avenida Romulo Maiorana, n° 1018, entre as travessas Vileta e Timbó.
Dependendo de cada situação, que será analisada, as famílias podem ter direito ao aluguel social e ao cheque moradia. Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jurunas, dará continuidade no atendimento socioassistencial de todas as vítimas.
DOAÇÕES
As doações para as famílias podem ser entregues na Igreja Assembleia de Deus, situada na rua São Silvestre, nº 881, entre as travessas Honório José dos Santos e Bom Jardim.
Por Márcia Moraes/Agência Belém
Nenhum comentário:
Postar um comentário