Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus |
Por Agência Belém
Depois de uma semana tensa, em que a liberação do listão dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA) havia sido suspensa por uma ação judicial movida pelo Ministério Público Federal (MPF), os alunos do Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém puderam festejar a divulgação da lista dos aprovados, divulgada na manhã desta terça-feira, 29.
Antes mesmo da completa divulgação da lista geral, a previsão da direção do cursinho era a de que mais de 200 alunos seriam aprovados na UFPA. Desde que os primeiros nomes começaram a ser divulgados, os estudantes se dirigiram à sede do curso, no bairro de Nazaré, onde uma festa os aguardava.
A festa, organizada pelo cursinho, tinha tudo o que manda a tradição: pacotes de trigo, camisas temáticas, muitos ovos, confete, plaquinhas informando o curso, muita água, “Marchinha do Vestibulando” (de autoria do cantor Pinduca) tocando sem parar, além de uma churrasqueira já aguardando a carne para assar.
Festa - Aos poucos, os alunos chegavam à sede do cursinho. Todos informando o sucesso em cursos como Engenharia Química, Química Industrial, Terapia Ocupacional e Arquivologia. Mateus Otake, de 23 anos, chegou acompanhado das duas irmãs e celebrando muito, vindos do bairro do Marco, onde moram. O rapaz passou em Biomedicina, na UFPA, e no mesmo curso na USP (SP). Muito elogiado pelos professores pela disciplina, Mateus quase nunca faltava às aulas e sempre conseguia fazer todos os exercícios.
“É uma grande felicidade, não tem como descrever essa alegria. Ainda vou pensar no que vou fazer, porque meu sonho é passar em Medicina, mas agora é só comemorar”, disse Mateus.
Com o listão nas mãos, o coordenador do Pré-Vestibular, professor Henderson Moreira, se disse muito emocionado, enquanto comandava o microfone informando os nomes dos aprovados.
O coordenador credita o sucesso dos alunos à qualidade de ensino do Cursinho. “O ensino que proporcionamos aqui não deixa nada a desejar a cursinhos particulares em Belém. Nossa equipe de professores é altamente homogênea, muito capacitada, com muita competência em vestibulares, já que trabalham somente com esse segmento”, informou Moreira.
Henderson Moreira lamentou o problema ocorrido com o listão da UFPA. “A divulgação foi inesperada, mas conseguimos organizar tudo a tempo para a festa. Só lamento que esse problema no edital possa ter deixado alguns alunos, com notas mais alta, de fora de determinados cursos. Eu peço que a UFPA reveja essa determinação”, opinou.
Aprovados - Os alunos que passaram pelo cursinho são unânimes em avaliar positivamente o ensino ministrado. Depois de comemorar com a família, Aymee Idália Soares Luz, de 19 anos, moradora do bairro do Tenoné, foi para a festa no Cursinho, onde estudou o ano inteiro. Ela passou em Serviço Social na UFPA e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“O cursinho tem professores de muita qualidade. Eles organizam e promovem os projetos Redação Nota Mil e Matemática Nota Mil que me ajudaram a aumentar a minha nota, como nunca tinha acontecido antes, e por isso consegui a aprovação”, contou Aymee.
Aprovado em Farmácia na UFPA e em Química na Uepa, Renan Venâncio Lopes, de 20 anos, depois de tentar o vestibular por três vezes, conseguiu a aprovação. Para ele, o Cursinho Pré Vestibular foi determinante para o bom resultado na UFPA.
“O ensino aqui é dos melhores, porque os professores buscam trabalhar de uma forma que as escolas não praticam. O ensino de Português e Matemática é bem diferenciado, buscando sempre os melhores resultados”, elogiou Renan.
O cursinho é um projeto da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), voltado a alunos da rede pública de ensino e bolsistas na rede particular que estão se preparando para o vestibular. O curso tem capacidade para receber mais de mil alunos nos três turnos. Os alunos do cursinho municipal também conquistaram bons resultados no vestibular da Universidade do Estado do Pará (Uepa), divulgado na sexta-feira, 25.
Serviço:
O edital 2019 para o Cursinho Pré-Vestibular Municipal já está disponível na internet e oferece mais de mil vagas no curso regular, além de 60 vagas exclusivas para as escolas militares. Este ano, haverá também uma turma direcionada ao curso de Medicina. O edital pode ser acessado no endereço www.belem.pa.gov.br/prevestibular.
Texto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário