Negócios entre Pará e Taiwan são tema de seminário em Belém

O seminário “Oportunidades de Negócios e Parcerias entre Pará e Taiwan” fez parte da programação
do terceiro dia da Feira do Empreendedor 2018

Com forte participação no comércio exterior e uma das economias mais dinâmicas do mundo, Taiwan, localizado na Ásia Oriental, figura entre os mercados de maior interesse do Pará para a geração de negócios. Com este objetivo, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), em parceria com a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu, na noite de sexta-feira, 18, o seminário “Oportunidades de Negócios e Parcerias entre Pará e Taiwan”.
O evento fez parte da programação do terceiro dia da Feira do Empreendedor 2018, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae PA), no Hangar, em Belém. Representantes do Taitra, Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan, foram os responsáveis por apresentar, a um público formado por integrantes de mais de 30 empresas paraenses, além de autoridades de municípios do Pará, as melhores oportunidades de negócios em Taiwan e detalhar a atuação do Taitra - principal organização semi-governamental de promoção comercial e de investimentos em Taiwan.
Para Nilson Azevedo, vice-presidente da Fiepa, um evento desse porte representa uma oportunidade extraordinária de contato e planejamento. “O papel da Federação das Indústrias nesse momento é o de facilitar o relacionamento entre empresas paraenses e o mercado de Taiwan, para que possam ser firmadas futuras parcerias que viabilizem importantes trocas entre empresas”, explicou.
Na visão do diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Eduardo Klautau, o evento é importante porque significa o fortalecimento de relações entre o Pará e Taiwan, assim como sinaliza a possibilidade de viabilizar novos investimentos entre mercados tão fortes e diversificados.
“Um evento como esse é crucial porque abre os olhos dos empreendedores para a existência de diversas oportunidades para além do mercado paraense”, declarou Fernanda Stefani, diretora da empresa 100% Amazônia, participante do evento.
Oportunidade
Em 2017, representantes de cinco empresas paraenses tiveram a chance de ir a Taiwan conhecer de perto a atuação do Taitra e estabelecer contato para parcerias em potencial. “A partir do relacionamento com a Codec, com a Fiepa e com o CIN, e sob a coordenação do Taitra, fiz parte da missão paraense que foi a Taiwan no ano passado. Foi uma experiência excelente, que permitiu novas projeções de expansão de negócios”, detalhou Fernanda.
“Taiwan é um mercado estratégico e o evento de hoje é bastante interessante e enriquecedor porque, a partir daqui, entendemos a nossa importância e conhecemos ainda mais sobre o mercado de lá. O networking proporcionado e a presença dos representantes do Taitra aqui já dizem muito sobre a importância do Pará no mercado mundial”, finalizou a empresária.
A estudante universitária de Comércio Exterior, Ângela Leal, participou do seminário e considera que o evento é importante porque “proporciona uma visão diferenciada sobre o mercado internacional”. Segundo ela, ficou claro que o Pará possui um grande potencial para receber grandes empreendimentos e que isto também é visto por vários outros países do mundo.
“Para mim, que quero ser uma profissional de comércio exterior, perceber que nós estamos sendo enxergados pelo nosso potencial é incrível e muito animador. Espero que mais eventos como este sejam promovidos e que um dia a gente se torne uma potência tão grande quanto Taiwan”, finalizou a estudante.
O gerente do Taitra no Brasil, Suen Lung, revela que é motivo de grande satisfação para a organização participar pela segunda vez de um seminário como este no Pará. “Nós ficamos muito satisfeitos com este evento porque sabemos a importância de proporcionar o contato entre empresas paraenses e de Taiwan”, afirmou.
“Hoje, os representantes de empresas e autoridades aqui presentes conheceram nossos produtos e foram apresentados ao modelo de atuação do Taitra. Percebemos as necessidades do mercado Pará e estamos aqui justamente para apresentar novas possibilidades aos empreendedores daqui. O objetivo é que novas parcerias, a exemplo de joint ventures (cooperação econômica entre empresas para ampliação de mercados), sejam estabelecidas a partir de hoje”, explicou o gestor
Já o presidente da Codec, Fábio Lúcio Costa, destacou que o evento “significa uma oportunidade ímpar para que nós, como Estado, que buscamos a verticalização de nossa produção, possamos interagir com outros entes globais e juntos, através de parcerias, possamos também fortalecer nossa economia e gerar emprego e renda para nosso povo. Temos, literalmente, um oceano de oportunidades”, finalizou o presidente.
Por Igor Nascimento
Agência Pará

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