Convocada pela diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRCV), a reunião contou com a presença do gerente comercial da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Rivanil Pires e do gerente de logística, Francisco Bispo. (Foto: Ascom Detran) |
Os endereços residenciais incompletos ou insuficientes são as maiores causas de devolução de documentos pelos Correios de pessoas que procuram pelos serviços do Departamento de Trânsito do Estado do Pará. A constatação ocorreu durante uma reunião na manhã desta segunda-feira, 25, na sede do Detran em Belém.
Convocada pela diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRCV), a reunião contou com a presença do gerente comercial da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Rivanil Pires e do gerente de logística, Francisco Bispo. Na ocasião, o diretor da ECT disse que 229.556 documentos foram postados pelo Detran em maio deste ano e desse total apenas 1388 foram devolvidos ao órgão de trânsito. Mesmo se tratando de um número relativamente pequeno, menos de 1%, ele admitiu que se trata de um problema para autarquia por conta do acúmulo gerado a cada mês.
Setores do Detran, como a entrega de documentos de veículo e arquivo geral estiveram presentes na reunião e relataram as dificuldades em seus setores. A chefe do setor de entrega de documento de veículos, Arieth Costa disse que a insuficiência de dados no endereço é o fator mais comum de devolução. É o caso do servidor público aposentado, Jair Gomes, que veio ao Detran, na manhã deste segunda-feira (25), receber o licenciamento anual que não chegou em sua residência, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Ele pagou o boleto no dia 19 de maio e o documento foi devolvido ao Detran pelos Correios em 11 de junho. “Mais um caso típico de endereço insuficiente”, confirmou Costa.
Ainda aguardando na fila, o motorista Silvestre Reis, 53 anos, também estava atrás do licenciamento pago em maio e que até o dia de hoje (25 de junho) ainda não havia chegado a sua casa, no bairro do Tapanã. “Acho que faltou algum complemento no endereço e vou ver se pego aqui. Mas lá é muito difícil chegar correspondência” admitiu.
O representante da diretoria de Tecnologia e Informática (DTI), se comprometeu a fazer estudos sobre a melhor forma de apresentar as informações no site do Detran na hora que o cliente for optar pela forma como quer receber seu documento.
O diretor da DHRCV, Manoel Macedo disse que o esforço em melhorar o atendimento no Detran e informar melhor o cliente sobre como receber o serviço postal no site vão minimizar a demanda. “Creio que com essas duas providências vamos diminuir sensivelmente a devolução de documentos”, assegurou.
O diretor informou ainda que o assunto será alvo de uma nova reunião nos próximos dias, onde cada um dos setores envolvidos apresentará sugestões para otimizar o serviço prestado pela autaquia aos clientes.
Por Laís Menezes
Crédito: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário