| A agroindústria de beneficiamento de frutas inaugurada em Tomé-Açu é uma conquista de produtores da região. (Foto: Ascom Para Rural) |
O Programa de Redução da Pobreza no Meio Rural, executado pelo Núcleo de Gerenciamento do Pará Rural, inaugurou em Tomé-Açu, município do nordeste paraense, uma agroindústria de beneficiamento de frutas. O programa visa implantar projetos em regiões com grande necessidade de melhoria na qualidade de vida, incentivando a agricultura familiar local. A inauguração, na última quinta-feira (28), teve a presença do gerente Executivo do Pará Rural, Valdo Gaspar, do coordenador Técnico do Núcleo, Brian Almeida, e de vários parceiros do município.
“Muitas famílias vivem da agricultura familiar no nosso Estado, e nós estamos trabalhando para melhorar a mecanização, a assistência e a comercialização onde esses agricultores podem agregar mais valor aos seus produtos”, ressaltou o gerente do NGPR.
A agroindústria tem capacidade para 20 trabalhadores, a cada turno. No prédio é feita a retirada e o congelamento da polpa dos frutos, acondicionados em pacotes plásticos de 1 kg, prontos para venda. Na linha de produção, a Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar no Município de Tomé-Açu (Aprafamta) vai trabalhar inicialmente com quatro culturas: cacau, cupuaçu, acerola e maracujá. Totalmente regularizada, a agroindústria vai comercializar os produtos nos mercados e restaurantes.
Ampliação
A entidade já busca entrar no Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “Estamos buscando uma forma de fornecer para as escolas. Há todo um trabalho a ser feito com os nossos agricultores familiares, mas como somos uma agroindústria temos essa possibilidade. Nossa produção trará benefícios diretamente aos agricultores familiares envolvidos nesse setor de fruticultura. Estamos otimistas com a inauguração”, disse Marcelo Silva, um dos associados.
A conquista para as famílias de produtores da região é fruto de uma parceria entre governo do Estado e Banco Mundial. Por meio de uma emenda apresentada pelo deputado estadual Hilton Aguiar, a comunidade também recebeu uma patrulha agrícola para o preparo da área destinada ao plantio.
Além dos membros da Aprafamta, que lotaram as dependências da agroindústria, a inauguração contou com as presenças de representantes da Prefeitura de Tomé-Açu, do Instituto Beraca, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Loreal Brasil, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Biopalma e Michinori Konagano, parceiro do projeto e agricultor da região.
Por Andréa Veiros
Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário