Projeto trará melhorias para mobilidade urbana da RMB

O crescimento da frota de veículos nos últimos anos, na Região Metropolitana de Belém, vem provocando, em diversos períodos do dia, a saturação do tráfego na Rodovia BR-316, Avenida Almirante Barroso e vias centrais de Belém. Isso implica em aumento do tempo de percurso, baixo rendimento da frota e redução da velocidade comercial, em detrimento da capacidade produtiva e da qualidade de vida da população da RMB.
Com a meta de solucionar problemas na área de mobilidade urbana, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) coordena a implantação de vários projetos, como a readequação das vias Tapanã e Yamada; o prolongamento da Avenida João Paulo II – já aberta ao tráfego; implantação do Bus Rapid Transit (BRT) Metropolitano e readequação das avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral; além da Avenida Independência, já concluída, e da duplicação da Avenida Perimetral.
Novas vias – O projeto de mobilidade urbana da Rodovia Tapanã e da Rua Yamada vai permitir melhor circulação entre o Distrito de Icoaraci e o centro de Belém para o tráfego geral, com impactos diretos nos bairros Tapanã, Coqueiro, Val de Cans, Parque Verde e Benguí, beneficiando direta ou indiretamente quase meio milhão de pessoas.
A Rua Yamada será duplicada em uma extensão de 4,14 quilômetros. O projeto inclui terraplenagem, restauração da pavimentação asfáltica e implantação de sistema de drenagem. Já a Rodovia do Tapanã, com extensão de 5,09 quilômetros, passará por uma readequação viária com serviços de terraplenagem, nova pavimentação e implantação de um sistema de drenagem. Ambas também terão serviços de sinalização, iluminação pública, paisagismo e urbanização, com a definição de calçadas, passeios e ciclovias.
As vias Yamada e Tapanã serão opções de tráfego entre o centro de Belém e o Distrito de Icoaraci, por se interligarem com a Avenida Centenário Assembleia de Deus, Rodovia Augusto Montenegro e Rodovia Arthur Bernardes. O projeto formará um anel viário entre as rodovias do Tapanã e Mário Covas, permitindo a ligação entre a Rodovia BR-316 e a orla da Rodovia Arthur Bernardes, importante área industrial da região e polo de atração de carga rodofluvial.
Revitalização - “Na prática, a requalificação dessas vias contribuirá para minimizar o congestionamento no Entroncamento, no sentido Icoaraci-centro de Belém. Outro importante benefício que o projeto trará será a revitalização do uso e ocupação do solo no entorno das mesmas, beneficiando também pedestres e ciclistas”, explica Cesar Meira, diretor-geral do NGTM.
Após as obras, a Rua Yamada e a Rodovia do Tapanã se consolidarão como opções de ligação entre o centro de Belém e Icoaraci, podendo ser acessadas a partir das interligações com a Avenida Centenário e as rodovias Augusto Montenegro e Arthur Bernardes, e assim contribuindo para dinamizar uma região com significativo potencial de crescimento demográfico.
Resultados previstos para as obras nas vias Yamada e do Tapanã:
- Fluidez no tráfego, maior conforto e segurança, menor risco de acidentes;
- Redução do congestionamento no Entroncamento, no sentido Icoaraci-centro de Belém, e revitalização do uso e ocupação do solo no entorno;
- Eliminação de áreas atualmente utilizadas para depósito indevido de resíduos sólidos;
- Melhorias nos aspectos arquitetônicos/estruturais por meio da desapropriação de imóveis em locais irregulares e execução do projeto de drenagem;
- Melhorias das condições do meio e elevação do nível de vida das comunidades envolvidas.
Rua Yamada - Localizada em Belém, com extensão de 4,14 km, passará por duplicação e restauração da pavimentação em C.B.U.Q. e implantação de sistema de drenagem, além de calçadas e ciclovias em ambos os lados.
Rodovia Tapanã - Localizada em Belém, com extensão de 5,09 km, passará por restauração da pavimentação em C.B.U.Q. e implantação de sistema de drenagem, calçadas e ciclovias nos dois lados.
Por Manu Viana/Agência Pará

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