Foto: Tássia Barros - Comus |
Publicado em 23/04/2019 -Por Suênia Cardoso -Agência Belém
Um trato entre amigas encorajou a aluna Wynne Costa, de 9 anos, a ser imunizada contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite C, na manhã desta segunda-feira, 22, na Escola Municipal Amância Pantoja, localizada no bairro de Fátima. A aluna do 4º ano foi vacinada durante a ação de imunização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com universidades públicas e particulares da capital.
“Nós sabemos da importância da vacina e, por isso, minhas amigas e eu fizemos um trato de não ficarmos com medo. Eu achei muito legal virem até a escola, porque é mais tranquilo e uma dá força para outra”, afirmou Wynne.
Desde março, um trabalho preventivo entre saúde e educação vem atuando na promoção da proteção de meninas e meninos em escolas estaduais e municipais. “Temos um cronograma com 104 escolas e cada universidade fica responsável por um distrito. Nesta segunda-feira, também houve ação na Escola Josino Viana, na Pedreira, no período da manhã e da tarde”, explicou a assistente social do Programa Municipal de Imunizações, Rose Gomes.
Cobertura - A vacinação em ambiente escolar é uma medida eficaz para elevar a cobertura vacinal e para a conscientização dos alunos quanto à imunização. “A estratégia consiste no pré-levantamento de escolas e num cronograma com a finalidade de aumentar a cobertura vacinal deste público-alvo. Desta forma, estimulamos também a educação e a saúde, esclarecendo dúvidas e orientando pais e alunos”, ressaltou a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde.
Ainda segundo a coordenadora, a vacinação de rotina nas escolas, as campanhas e as orientações de equipes de saúde em salas de aula são medidas que estimulam o envolvimento dos adolescentes em relação aos cuidados com a saúde, e já fazem parte das estratégias de vacinação de adolescentes desde 2014, quando foi introduzida a vacinação contra o HPV.
Este ano, a ação está sendo realizada em uma parceria entre a Sesma, Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e instituições de ensino superior como Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Universitário do Pará (Cesupa), Universidade da Amazônia (Unama), Faculdade Cosmopolita, Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) e Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra).
A vacinação nas escolas só é feita mediante a autorização dos pais e responsáveis. “Antes do dia da vacina, as universidades solicitam aos pais a autorização para aplicarem a vacina nos alunos. Somente após isso, é que iniciam a vacinação”, contou a coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Sesma, Raíssa Bezerra.
Imunização - De acordo com Nazaré Athayde, a vacinação contra o HPV é fundamental para a prevenção do câncer de colo de útero. “A vacina protege contra os tipos de vírus HPV mais comuns. É feita em duas doses, com intervalo de seis meses, para meninas na faixa etária de 9 a 14 anos, e meninos, de 11 a 14 anos”, explicou. Já a Meningocócica C, que protege contra as meningites bacterianas, tem como público-alvo meninos e meninas de 11 a 14 anos.
Tanto a vacina contra o HPV quanto a vacina contra a meningite C também estão rotineiramente disponíveis nas salas de vacinação das Unidades Municipais de Saúde (UMS).
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário